Bem vindos!

A espera de um filho é vista como uma benção e alegria para muitos, entretanto, para alguns, pode ser a perda da liberdade, diversão e relacionamentos além de acrescentar mais responsabilidade a vida dos pais. Esse é um exemplo de jovens que ao descobrirem sua sexualidade, em muitos casos precocemente, praticam o sexo com imprudência e como consequência privam o desenvolvimento natural da sua vida, da sua adolescência.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Conclusão

A partir dos dados apresentados, pode-se concluir que a gravidez na adolescência é um grave problema enfrentado pelo país nos últimos anos, pois apesar do número de partos de adolescentes no Brasil ser descrescente desde 2000, o percentual de gravídas jovens ainda é alto. Entretanto há uma necessidade de maiores instruções aos jovens sobre educação sexual, já que fatores como falta de informação, irresponsabilidade e o descaso com contraceptivos são as maiores causas da gravidez durante a adolescência. Além desses fatores, outro motivo que a instrução de jovens possa permitir é a diminuição do percentual de grávidas com menos de 20 anos. Como é mostrado no decréscimo de tais números no Rio Grande do Sul desde 2000, onde o nível da educação é um dos melhores do Brasil.

A partir dos gráficos pode-se perceber também que classes mais baixas tendem a um alto percentual de grávidas jovens no país, concomitantemente a taxa de fecundidade é maior em classes com menores quantias de renda. Taxa esta que inclusive aumenta 0,01% de 1992 a 2006 na classe com menor renda enquanto em outras classes este percentual dimunuiu 0,02% durante esses anos. Além deste fato, a contribuição das classes mais baixas para um alto número de grávidas jovens nos dados estatísticos, pode ser explicado pela distribuiçao deste número pelas regiões do Brasil, sendo que a região Nordeste mostra um maior percentual quando comparada a outras regiões, sendo esta a região com um grande número de pessoas de baixa renda e com menos acesso a campanhas governamentais ou instrução sobre métodos contraceptivos.

Sendo assim, pode-se dizer que a falta de instrução e investimento em campanhas que alertem os jovens sobre os problemas da gravidez na adolescência estão estreitamente ligados aos principais fatores que permitem, ainda hoje, um alto percentual de jovens grávidas no Brasil, pois classes e estados com menos acesso a essas informações são os maiores afetados pela gravidez precoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário