Bem vindos!

A espera de um filho é vista como uma benção e alegria para muitos, entretanto, para alguns, pode ser a perda da liberdade, diversão e relacionamentos além de acrescentar mais responsabilidade a vida dos pais. Esse é um exemplo de jovens que ao descobrirem sua sexualidade, em muitos casos precocemente, praticam o sexo com imprudência e como consequência privam o desenvolvimento natural da sua vida, da sua adolescência.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Gravidez Precoce

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 7,3% das jovens de 15 a 17 anos têm, pelo menos um filho. Em 1996, 6,9% das garotas de 15 a 17 anos já eram mães. Esse número subiu para 7,6% em 2006, ou seja, apenas 1% em 10 anos, porém foi a unica faixa etária em que a taxa de fecundidade aumentou no pais. Portanto as mulheres mais velhas estão demorando mais a terem filhos, enquanto as adolescentes estão se tornando mães mais cedo.

Na Região metropolitana do Rio de Janeiro, esse índice chega a 4,6% e na regiãometropolitana de Fortaleza, 9,3%. Na comparação com as pesquisas anteriores, Maranhão, Ceará e Paraíba continuam apresentando altas proporções de jovens adolescentes com filhos.

No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas que na década de 70. A grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e, por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos.

A pesquisa Nacional em Demografia e Saúde de 1996, mostrou um dado alarmante: 14% das adolescentes já tinham pelo menos um filho e as jovens mais pobres apresentavam fecundidade dez vezes maior. Entre as garotas grávidas atendidas pelo SUS, no período de 1993 a 1998, houve aumento de 31% dos casos de meninas gravidas entre 10 e 14 anos. Nesses cinco anos, 50 mil adolescentes foram parar nos hospitais públicos devido a complicações de abortos clandestinos. Quase três mil na faixa dos 10 a 14 anos.

Esse problema não se restringe ao Brasil. Ao todo 220mil adolescentes engravidam por dia no mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário